Oração - Pai Nosso

Pai Nosso, que estais no Céu. Santificado seja o Vosso Nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa Vontade, Assim na Terra como no Céu. O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém

Notícias

sábado, 9 de março de 2013

Atividades com o Nome Próprio na   Educação Infantil
 
 
Meu nome é...
Atividades para trabalhar a leitura e a escrita de nomes próprios no início da alfabetização infantil

Por Priscila de Giovani

Realizar atividades com nomes próprios no início da alfabetização é uma boa estratégia para que as crianças comecem a refletir e conhecer sobre o funcionamento do sistema alfabético. Segundo Ferreiro e Teberosky, no livro Psicogênese da Língua Escrita, o nome próprio torna-se a primeira escrita estável dotada de significação à criança, devido à identidade promovida ao aluno com o uso do seu nome e sua relevância cultural, pois faz parte da sociedade e marca seu território, sendo fonte de satisfação. Ao elaborar boas atividades de leitura e escrita do próprio nome e dos amigos, na fase inicial da alfabetização, a criança é levada a refletir sobre diferentes aspectos do sistema alfabético, como por exemplo:
 

As diferenças entre as letras dos outros sinais gráficos;
A orientação esquerda-direita da escrita;
A estabilidade dos nomes em relação à quantidade de letras;
A escrita como significado cultural, já que identifica indivíduos e objetos;
A ampliação do repertório de letras;
A possibilidade de perceber que nomes diferentes se escrevem formas distintas;
A variedade e posição das letras para se escrever um nome.
 
Cartaz com os nomes 
O nome próprio deve ser fonte de consulta para o aprendizado das letras e recurso para a escrita de outros nomes. Uma boa prática para a sala de aula é a seguinte: escreva os nomes dos alunos em ordem alfabética e em letra maiúscula, em um cartaz, para que os alunos possam identificar o próprio nome e o dos colegas, fazendo uso constante para a construção da escrita de novas palavras. Nesse cartaz devem apenas estar escritos os nomes dos alunos e não conter fotos, para promover reflexão constante.
 
No primeiro mês de aula 
Além da construção do cartaz com os nomes, proponha uma sequência de atividades com nomes próprios, como:
Realizar atividades de escrita do nome nos pertences das crianças e nos trabalhos propostos no dia;
Realizar escrita do nome no crachá;
Promover chamada todos os dias, pedindo para que os alunos encontrem os nomes de quem não compareceu à aula, no cartaz de nomes;
Pedir que encontrem o ajudante do dia no cartaz de nomes dos alunos.

O nome próprio torna-se a primeira escrita estável dotada de significação à criança, devido à identidade promovida ao aluno com o uso do seu nome, e à sua relevância cultural, pois faz parte da sociedade e marca seu território, sendo fonte de satisfação.
Fonte: Revista Guia Prático de Educação Infantil