Oração - Pai Nosso

Pai Nosso, que estais no Céu. Santificado seja o Vosso Nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa Vontade, Assim na Terra como no Céu. O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém

Notícias

sábado, 30 de março de 2013

PROJETO DIA DO ÍNDIO

PROJETO: Amigo Índio

Tema: Dia do Índio
Público alvo: Maternal ao 2º ano Ensino Fundamental
Período:15 à 19 de abril de 2013.

Justificativa:
O tema oportuniza o aluno perceber outros grupos sociais, auxiliando-o na construção da sua identidade, na atuação com o outro grupo na vida social, na preservação do meio ambiente em que vive e na construção de valores.

Objetivo Geral:
... Promover atividades teóricas e práticas concernentes ao dia do Índio.
Objetivos específicos:
• Conhecer um pouco da história dos Índios;
• Demonstrar aos alunos a importância do Índio na nossa cultura;
• Conhecer e valorizar os hábitos e costumes indígenas;
• Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
• Estimular a imaginação e a criatividade;
• Diferenciar a cultura indígena das demais culturas;
• Estimular a comemoração do "Dia do Índio".
Proposta Metodológica:

- Fazer uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos, vídeos, músicas e a vasta literatura de contos indígenas. "Ser Índio não é estar nu ou pintado, não é algo que se veste. A cultura indígena faz parte da essência da pessoa. Não se deixa de ser Índio por viver na sociedade contemporânea".

- Mostre aos alunos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.

- Debater sobre o que podemos aprender com esses povos. Em relação à sustentabilidade, por exemplo, como poderíamos aprender a nos sentir parte da terra e a cuidar melhor dela, tal como fazem e valorizam as sociedades indígenas?

Sugestões de atividades:
• Reconto da história dos Índios;
• Músicas sobre os Índios;
• Registros através de textos e desenhos;
• Confecção um de mural;
• Pesquisas;
• Conversas sobre o tema;
• Confecção de cocar e chocalho;
• Pintura no Rosto;
• Desenhos para colorir;
Sugestões de planejamento:
Linguagem: produção de textos verbal e não verbal, vocabulário utilizado pelos Índios;
Matemática: Números, quantidade, maior e menor, alto e baixo, curto e comprido, adição, e etc.
Natureza e Sociedade: A vida dos Índios (Caça, Pesca, Onde moram, Comidas, e etc.)

Recursos:
• Folhas de papel;
• Giz de cera e lápis de cor;
• Brinquedos;
• Tesoura sem ponta;
• Papel dupla face;
• Fantoches;
• Livros de histórias infantis
• Músicas;
• Vídeos;
• Som;
• Guache;
Culminância:
Apresentação da Música: O indiozinho (João Colares) com alunos caracterizados e outras músicas relacionadas ao tema. Exposição das atividades, produções e criações realizados, fotos, e etc.
Avaliação:
A Avaliação será processual mediante o desenvolvimento do projeto, observando a participação, entusiasmo, colaboração nas atividades propostas.


Um pouco de história
19 de abril – Dia do índio

O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril no Brasil para lembrar a data histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O evento quase fracassou nos dias de abertura, mas teve sucesso no dia 19, assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos, em um encontro marcante.
Por ocasião da data, é comum encontrar nas escolas comemorações com fantasias, crianças pintadas, música e atividades culturais. No entanto, especialistas questionam a maneira como algumas dessas práticas são conduzidas e afirmam que, além de reproduzir antigos preconceitos e estereótipos, não geram aprendizagem alguma. "O indígena trabalhado em sala de aula hoje é, muitas vezes, aquele indígena de 1500 e parece que ele só se mantém índio se permanecer daquele modo. É preciso mostrar que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós, 'brancos'".

Alimento - Pesca
Além de um conhecimento profundo da vida e dos hábitos dos animais, os índios possuem técnicas que variam de povo para povo. Na pesca, é comum o uso de substâncias vegetais (tingui e timbó, entre outras) que intoxicam e atordoam os peixes, tornando-os presas mais fáceis.
Há também armadilhas para pesca, como o pari dos teneteharas - um cesto fundo com uma abertura pela qual o peixe entra atrás da isca, mas não consegue sair. A maioria dos Índios no Brasil praticam a agricultura.

Cultura Indígena
O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os Índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas.
Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por linguistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado.

Ritos e Mitos
No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Tais ritos se ligam à gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras fases da vida. Poucos povos acreditam na existência de um ser superior (supremo); a maior parte acredita em heróis místicos, muitas vezes em dois gêmeos, responsáveis pela criação de animais, plantas e costumes.

O modo de vida dos povos indígenas
O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os Índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas. Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por linguistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado.

Comemorações e importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os Índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Projeto elaborado por: Beatriz de Almeida Reis – Coordenadora Pedagógica da Escola CINEM – Águas Claras/DF. 2013.