Oração - Pai Nosso

Pai Nosso, que estais no Céu. Santificado seja o Vosso Nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa Vontade, Assim na Terra como no Céu. O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém

Notícias

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Reunião de Pais e Mestres


1ª Reunião de pais e mestres
Educação Infantil e Ens. Fund. I
Cinem - 2013
Reunião de Pais

2013 

A equipe Cinem tem o imenso prazer em colaborar com a formação de seus filhos. Família e Escola devem partilhar a responsabilidade de um único projeto, e uma vez que atuam com papéis complementares, devem estar juntas, em parceria.

Equipe Cinem:

·       Diretora Pedagógica

·       Diretora Financeira

·       Coordenadora Pedagógica

·       Educadores

·       Monitores

·       Secretária

·       Auxiliares de sala

·       Auxiliar de conservação.

Horários :

Matutino: Entrada: 7h20 min.

Saída: 11h30 min.

Os portões serão abertos às 6h40min e fechados às 7h30min;

As professoras estarão em sala às 7h10min


Vespertino: Entrada: 13:30h Saída: 17:30h

Os portões serão fechados às 13h45min;
As professoras estarão em sala às 13h30min;
O horário limite para a criança permanecer na escola é até às 18h00min.
Somente os alunos do período integral permanecerão até às 19h.

Agenda

·       O uso da agenda é de fundamental importância, pois funciona como canal de comunicação entre família/ escola e deve ser verificada todos os dias e assinada pelos educadores e pais. Pedimos a atenção das famílias quanto a observação dos informativos e acompanhamento das atividades propostas;

·       Favor informar à secretaria da Escola sempre que a criança necessitar faltar a aula;

·       Autorizar por escrito na agenda ou por telefone outras pessoas que não sejam o pai ou mãe buscar seu (sua) filho (a) na escola.

Uniforme

·       O uso do uniforme é condição exigida para que a criança frequente a escola. Além de contribuir para sua identificação.

·       Para as aulas de Educação Física sugerimos o uso do tênis.

·       Enviar para o grupo de 2 e 3 anos uma troca de roupa para ser usada em caso de imprevistos.
Orientações Gerais

Projeto mala de leitura todas as sextas-feiras seguirá um livro para ser lido junto com a família e devolvido na segunda-feira.
Enviar brinquedos para a escola somente às sextas-feiras.

Avaliação

·       A avaliação na educação infantil ocorre de forma contínua e qualitativa por meio da observação e registro bimestral dos aspectos relacionados ao desenvolvimento físico, psicomotor, afetivo, cognitivo e social.

·       Os relatórios são disponibilizados às famílias para leitura nas reuniões de pais, conforme calendário escolar.
Tarefa de Casa:

Os pais devem ou não ajudar seus filhos na lição de casa?

·       A lição de casa possibilita à família compartilhar parte dos conhecimentos que seus filhos constroem ao longo dos trabalhos.

·       Demonstrar interesse na vida escolar da criança marca, na formação do estudante, a importância que a família atribui aos estudos.

·       Os pais devem acompanhar as atividades de casa diariamente, incentivando sempre e permitindo à criança a construção da autonomia;

·       Dispor de um local bem arejado, ventilado e iluminado.

·       Utilizar mesa e cadeira compatíveis com a altura da criança: os pés devem alcançar o chão ou dispor de um apoio para descansá-los.

·       Propiciar um ambiente reservado: silencioso, tv e som desligados, sem movimentação e conversas de pessoas por perto, para não distrair a atenção da criança.

·       Criar um horário fixo para a realização da lição (organização do tempo, incorporado à rotina), se possível, respeitando o “relógio biológico” da criança, ou seja, hora em que está mais disposta mentalmente para render mais.

·       Manter organizado todo o material necessário e próximo à criança, evitando perda de tempo e de concentração para encontrá-lo.

·       Orientar o seu filho para a boa convivência social dentro e fora da escola, respeitando os colegas e professores, favorecendo o bom andamento das atividades escolares e contribuindo com a formação de sua cidadania;

·       Participar das reuniões e eventos sempre que possível.

“Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos.”

(Lao Tzu)

Finalizar esse primeiro momento com vídeo das crianças

2º momento:

Os pais e/ou responsáveis seguirão para a(s) sala(s) de aula do(s) seus respectivos filhos(as) para conversar e receber relatório e/ou boletim.

domingo, 28 de abril de 2013

Projeto dia das Mães


Público Alvo: Maternal ao 2º ano
Período: 25/04/2013 à 17/05/2013

Projeto dias das Mães: Construindo laços


Justificativa: 

O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Na atualidade, sabemos o quanto nos falta tempo para cumprir com essa “missão de cuidar” devido a tantas atribuições que nos foram impostas pela vida moderna. Como também através deste propor o resgate dos valores éticos de respeito, obediência, compreensão e laços afetivos no relacionamento entre mãe e filho, buscando assim a valorização da família pelo educando, pois sabe-se que esses valores e uma base familiar sólida serão juntos com a educação responsáveis pela construção de um sujeito consciente de seu papel na sociedade. Aí está a magnitude do nosso projeto, criar situações de ensino-aprendizagem que possibilitam os alunos a pensarem em suas mães enquanto pessoas humanas, dotadas de desejos, sonhos, medos, projetos e dúvidas e poder, com isso, tornar o Mundo delas, Encantado. Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto. 
Objetivo  Geral:
ü   Reconhecer a importância da mãe no círculo familiar.

 Objetivos  Específicos:

ü Valorizar o papel da mãe;
ü    Conscientizar as crianças quanto aos valores éticos de respeito e obediência;
ü Estimular a construção de laços afetivos entre filhos e mães;

ü Desenvolver o raciocínio lógico e expressão oral;
ü   Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
ü  Ampliar a criatividade;
ü  Possibilitar aos professores ter um contato direto com as mães dos alunos;
ü Comemorar o Dia das Mães.

Conteúdos:
ü Data comemorativa dia das mães
ü Motricidade fina e ampla;
ü  Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;
ü    Expressão corporal, sentimentos e emoções;
ü  Historinhas, leituras e poemas;
ü    Criatividade e imaginação;
ü Música e ritmo;
ü Socialização.
Metodologia:
ü Conversa informal sobre o Dia das Mães;
ü   Músicas: “Flor Bela”;
ü Confecção de um cartaz “Obrigado mamãe”
ü Atividades diversificadas de:
ü  Apresentar em forma de texto vários tipos de mães e sugerir que cada criança diga que tipo se parece com a sua de mãe. Ao escolher, guardar para ser entregue as mães no dia da comemoração;
ü Recorte e colagem do presente para a mamãe;
ü Colorir e enfeitar um coração para a mamãe;
ü Poema para escolher um presente para a mamãe;
ü Poema “Mãe”;
ü Recorte e colagem para formar o nome “Mamãe”;
ü Colar barbante na palavra “Mãe”;
ü  Enfeitar um presente para a mamãe;
ü Ensaios de músicas relacionadas ao tema “Mãe”;
ü Recepção para as mães no dia 18/05/2012 na sala de aula:
ü  Organizar o espaço;
ü  Boas vindas com uma mensagem;
ü   Momento flash: fotos para postar no blog;
ü Dinâmica: Kit básico de uma boa mãe;
ü  Entrega de atividades do bimestre;
ü Momento de falar sobre o desenvolvimento da aprendizagem das crianças;
ü  Espaço aberto para as mães;
ü  Lanche;
ü Entrega de um mimo (Flor de EVA com sabonete);
ü  Agradecimentos pela presença.
Culminância: 
No dia 17 de maio de 2013, será realizado na Escola Cinem uma recepção para as famílias com apresentações dos alunos em homenagem ao Dia das Mães, e na oportunidade será feita pelos alunos a entrega das lembranças as suas respectivas mães, 
Avaliação: 
Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com as professoras, a criatividade em relação ao tema desenvolvido.
 Beatriz de Almeida Reis - Coordenadora Pedagógica - Águas Claras/Distrito Federal.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil

A literatura infantil surgiu no século XVII, no intuito de educar as crianças moralmente.
Em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, foi criado o dia internacional do livro infantil, que é comemorado na data de seu nascimento, 02 de abril; em virtude das inúmeras histórias criadas por ele.
Dentre as mais conhecidas mundialmente estão “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia” e “As Roupas Novas do Imperador”.

A data é conhecida e comemorada mundialmente, em mais de sessenta países, como forma de incentivar e despertar nas crianças o gosto pela leitura.
Tanto os clássicos da literatura infantil quanto os livros somente ilustrados, proporcionaram o desenvolvimento do imaginário das crianças, bem como o aspecto cognitivo, desenvolvendo seu aprendizado em várias áreas da vida.
As histórias reportam valores morais e éticos, que levam o sujeito a repensar suas atitudes do cotidiano, numa reflexão que pode modificar sua ação, tornando-a melhor enquanto pessoa.
Segundo Humberto Eco escritor, filósofo e linguista italiano a literatura infantil traz sentido aos fatos que acontecem na vida, envolvendo as crianças. Dessa forma, "qualquer passeio pelos mundos ficcionais tem a mesma função de um brinquedo infantil.
As crianças brincam com a boneca, cavalinho de madeira ou pipa a fim de se familiarizar com as leis físicas do universo e com os atos que realizarão um dia".
Todos os anos a Internacional Board on Books for Young People, oferece o troféu “Hans Christian”, como sendo o prêmio Nobel desse gênero, algumas escritoras brasileiras já foram homenageadas, como Lygia Bojunga, no ano de 1982, e Ana Maria Machado, em 2000.

 
http://entrelinhascombeatriz.blogspot.com