Oração - Pai Nosso

Pai Nosso, que estais no Céu. Santificado seja o Vosso Nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa Vontade, Assim na Terra como no Céu. O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém

Notícias

domingo, 22 de setembro de 2013

Culinária Cubana

A culinária típica cubana é resultado da interação de influências espanholas, africanas e asiáticas. Os espanhóis levaram a ilha os vegetais, arroz, laranjas, limões e gado. Os africanos incorporaram alimentos como o ñame (um tipo de tubérculo), que foi adicionado a pratos da ilha como o iúca, sopa de hibisco, batata doce e milho. Todos esses ingredientes foram misturados com o passar do tempo e é o que forma hoje a cozinha cubana. Atualmente, os produtos básicos na elaboração dos pratos típicos são arroz, feijão, iúca, milho, banana e carne de porco, assim como uma enorme variedade de frutas tropicais.
O prato típico de Cuba é o ajiaco, uma sopa de carne e vianda. A carne de bezerro e de porco são as de maior demanda. É comum cozinhar o porco no espeto, assar na fornalha, após tirar intestino e pelos. Também se consome muito peixe, principalmente nas cidades. O mais apreciado é o pargo, no entanto, consome-se também uma grande quantidade de camarões, lagostas e outros mariscos. A cozinha cubana tem muitos pratos creóle, como o arroz com frango e os romeritos, preparados com farinha branca e levedo.
Na rica e variada cozinha afro-cubana, os pratos mantiveram os nomes africanos. O mais tradicional é o congri. Esse prato tem duas variedades: arroz com feijão vermelho, chamado Congo, ou com feijão preto, conhecido como “Mouros e Cristãos". Outra especialidade gastronômica é a zambrilla, com fatias de banana fritas e amassadas; porco crepitado e carne moída conhecida como picadillo habanero.
Entre as sobremesas a melhor é a guenguel, um doce feito com grãos de milho, açúcar e canela, e entre as bebidas, a champola, com gunábana, cana de açúcar e leite. O suco da cana e o melado servem para preparar bebidas doces. Entre os alcoólicos, os melhores são o rum e a cerveja, no entanto a estrela absoluta dos bares é o daiquiri, um bebida feita com rum branco e seco, suco de limão, açúcar a gelo picado, e tornou-se famosa pela fascinação que o escritor americano Ernest Hemingway sentia por ela.

Veja alguns pratos típicos:
 Arroz
Desde os tempos de colônia até à República, o arroz estava presente na alimentação do habitantes. Hoje em dia, assim como no Brasil, ele é consumido praticamente todos os dias. Através do tempo, ele foi se transformando até ganhar a identidade nacional com algumas variações, como arroz com frango, arroz com carne (de porco), arroz com peixe e frutos do mar (ou paella), arroz congri e mouros e cristãos.
O congrís trata-se de arroz com feijão vermelho, cozidos na mesma panela. Mouros e cristãos faz referência ao período de dominação árabe que ocorreu na Espanha, fazendo alusão a cor da pele (mouros: árabes e africanos; cristãos: brancos e loiros).
Picadinha à Cubana
É uma comida típica muito comum da gastronomia local. Numa panela é colocado azeite e fritado a cebola junto com o alho. Então é adicionado carne, pimentão, tomates azeitonas, uvas passas, oréganos, cominho, pimenta e sal. Então é cozido e adicionado vinho, e quando o pimentão amolece, o prato está pronto. A aparência do prato já mostra o quão apetitoso ele é.
Ajiaco
É uma sopa de batata que está presente em vários países da América Latina. É adicionado pedaços de frango, pedaços grandes de espiga de milho (ou ela inteira), três tipos ou mais de batatas nativas, e guasca, uma erva muito comum, que dá o sabor diferente ao Ajiaco. A sopa é servida com creme de leite, alcaparras e abacates. É tudo misturado antes de comer. O prato é muito rico em nutricionais, e é considerado uma refeição completa.
 Chicharrones
No Brasil é conhecido como torresmo. São obtidas com a carne de porco frita com a pele e cortada em cubos. Esse prato é normalmente servido como acompanhamento. É comum consumir o Chicharrones com arroz congrí, ou cozido junto com o arroz, também com banana frita, carne, mandioca, entre outros alimentos. É dos alimentos-base da gastronomia cubana.

sábado, 21 de setembro de 2013

Conhecendo Cuba











Lembrancinhas dia das crianças






Atividades





Artesanato Cubano







Sistema de saúde em CUBA


É nestas escolas que se reúnem dois dos maiores sucessos da revolução cubana: a educação e a saúde pública. Em relação a esta última, o regime de Fidel Castro desenvolveu um gigantesco sistema nacional de cobertura a todos os cidadãos, sem exceções de nenhum tipo.
O sistema de saúde de Cuba é composto por quatro níveis: o médico de família, que costuma viver a poucas quadras de seus pacientes; o clínico geral de bairro; os hospitais de zona e os institutos especializados.Todo atendimento é gratuito, com exceção dos medicamentos, que são subsidiados pelo Estado.

Nenhuma doença fica de fora do sistema de saúde cubano, que oferece tratamentos a problemas que vão desde simples dores de cabeça a enfermidades relacionadas à Aids, passando por assistência odontológica e até mesmo cirurgias plásticas. O resultado deste sistema de saúde tão amplo pode ser observado quando se comparam as estatísticas das Nações Unidas sobre esperança de vida. Cuba ocupa o terceiro lugar em todo continente americano, com expectativa de vida de 76 anos para os homens e 80 para mulheres. Já em relação à mortalidade infantil, as estatísticas da ONU apontam que o índice de Cuba é de cinco mortes a cada 1.000 nascimentos, o que situa o país em um nível só comparável ao do Canadá no continente americano.

Educação Cubana

As lições de Cuba

Os alunos cubanos tiram notas muito mais altas em exames internacionais que as crianças de outros países latino-americanos, incluindo o Brasil. "A educação de Cuba oferece à maioria dos alunos uma educação básica que somente crianças de classe média alta recebem em outros países da America Latina", explica o economista Martin Carnoy, da Universidade de Stanford (EUA), que conduziu um estudo comparativo entre os sistemas educacionais do Brasil, Chile e Cuba. Carnoy foi a campo e colheu evidências que jogam luz sobre os principais problemas brasileiros. O resultado é o livro A vantagem acadêmica de Cuba - Por que seus alunos vão melhor na escola, publicado no Brasil pela Ediouro. Nele, Carnoy mostra que o ótimo desempenho dos estudantes cubanos é resultado de um sistema educacional que dá oportunidades iguais para todos os alunos, que estudam em um ambiente mais seguro e menos desigual que o brasileiro. 
Educação no país cubano é assim:
Não há no país nem mesmo meninos de rua. Os órfãos, filhos de pessoas com deficiências mentais ou de pessoas presas, vivem em instituições que lhes garantem alimentação, assistência médica e educação, incluindo os estudos superiores. Mas eles não são exceção, já que 100% das crianças e adolescentes cubanos frequentam a escola, que é obrigatória por nove anos e segue sem custar um centavo até o nível universitário, onde até mesmo os livros são gratuitos. A lei cubana obriga os pais a enviarem seus filhos à escola. Se for considerado que este direito da criança foi violado, a pena para eles pode ser até mesmo a perda da guarda do menor e outras medidas judiciais.
Nenhuma criança fica de fora da rede educacional. Os cerca de 60 mil menores de idade com limitações físicas ou psíquicas da ilha frequentam escolas especiais, onde, além de aulas, recebem tratamento fisioterápico e atendimento psicológico, uma combinação que permite com que eles desenvolvam ao máximo suas habilidades.

Um pouco da história de Cuba

Cuba
 É uma república socialista. É um estado centralizado, organizado segundo o modelo marxista-leninista. O Partido Comunista Cubano é o único partido político oficial.
O governo é dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O Poder Executivo se compõe do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros. O presidente do Conselho de Estado é o presidente de Cuba. O atual presidente, Raúl Castro, exerce também os cargos de presidente do Conselho de Ministros, primeiro-secretário e do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC) e Supremo General das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea).
Raúl Castro é o sucessor de Fidel Castro, que ocupava o cargo de primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, o de presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (equivalente a presidente da República), e governava desde 1959 como Primeiro-Ministro (chefe de governo) e, a partir de 1976, como Presidente dos Conselhos de Estado e Ministros (chefe de estado e governo) e comandante em chefe das forças armadas.
 Fidel foi afastado do poder em 1 de agosto de 2006, pela primeira vez desde a vitória da Revolução Cubana, por problemas de saúde. Desde então, seu irmão, Raúl Castro, assumiu interinamente as funções de Fidel. Em 18 de fevereiro de 2008, Fidel Castro anunciou através do jornal oficial do partido, Granma, que tinha decidido se aposentar.
O Poder Legislativo é unicameral, exercido pela Assembleia Nacional do Poder Popular contando atualmente com 614 deputados eleitos para mandatos de 5 anos. A Corte Suprema de Cuba é o mais alto órgão do poder judiciário do país - a corte de apelação de última instância. Ela é subordinada à Assembleia Nacional.
Cuba é dividida em 15 províncias e 168 municípios. Cada província e cada município têm, simultaneamente, uma Assembleia do Poder Popular eleita, e um sistema de cortes judiciais. As cortes municipais são a justiça de primeira instância, enquanto as cortes provinciais cuidam do julgamento de pequenas contravenções penais e causas civis de conflito, como divórcios, além de servirem como corte de apelação para as sentenças das cortes municipais.
 Além dessas organizações formais, o sistema político de Cuba incorpora, em seu processo decisório, um conjunto de organizações populares, tais como o Partido Comunista de Cuba, a Federação Cubana de Mulheres e a Associação Nacional de Pequenos Fazendeiros.
Introdução 
Cuba se destaca pelas lindas belezas naturais (parques, praias, reservas florestais) e também pela grande quantidade de prédios, monumentos e locais históricos. Visitar cuba é uma verdadeira aula de História, Ecologia e Cultura.
Principais pontos turísticos e culturais de Cuba:
Em Havana – Capital da Cuba
Praça de Armas
- El Templete
- Farol do Morro
- Torre do memorial josé Martí
- Bahia de la Habana
- Fortaleza San Carlos de la Cabaña
- El Castillo de Atarés
- Porto de Havana
- Praça da Revolução
- Velha Havana Colonial
- Capitólio Nacional
- Marina Hemingway
- Museu Hemingway
- Cemitério de Cristobal de Colón
Em Santiago de Cuba
- Castelo de San Pedro de La Roca
- Ruínas das Plantações de Café
- Parque Bacanao
- Parque Céspedes
Em Camagüey

- Praia Santa Lúcia
- Praça Ignacio Agramonte
- Igreja São Francisco
- Centro Histórico (Patrimônio da Humanidade - UNESCO)
- Praça São João de Deus
- Catedral Metropolitana