Oração - Pai Nosso

Pai Nosso, que estais no Céu. Santificado seja o Vosso Nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa Vontade, Assim na Terra como no Céu. O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém

Notícias

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Escola Cinem - 2013


Homenagem para as mães


Páscoa Escola Cinem - 04/2013


Homenagem para as mães - Escola Cinem - 05/2013

Alunos do 4º e 5º ano Escola Atual/2013

Saudades de vocês...



Feira Cultural das Nações - 2013

Alunos do 5º ano matutino - Escola Atual
Águas Claras-DF

Alessandra e Sofia

 Cíndelli e Nicole
Leandro Morais
                                                                                                                     Leandro Penha


Tiago

Leandro Morais



 Rafaela e Suellem

 Victor Hugo


                                                     Maria Fernanda




Rafaela e Suellem

Feira Cultural 2013 - Escola Atual


 Ana Luiza, Luiza Regina e Sabrina Krombauer









           Alessandra Setúbal - aluna exemplar.
Julia Gabriele




 Nicole Marioto - Você é muito especial.
                               Ana Luiza
Luiza, Maria Fernanda, Profª Beatriz, Rafaela, Suellem e Gabriela. Foi maravilhoso partilhar momentos tão significativos com todas vocês.

 Rayane Lara e Giovana
Gi você é muito especial.
Taís Breves - Você é uma amor.




                                                        Gabriela Cintra
Adoro você Bibi.

O PAPEL DO GESTOR NA INCLUSÃO



       Para quebrar antigos paradigmas e incluir de verdade, todo diretor tem um papel central. Afinal, é da gestão escolar que partem as decisões sobre a formação dos professores, as mudanças estruturais e as relações com a comunidade. Aqui você encontra respostas para dúvidas importantes sobre a inclusão, relacionadas à gestão administrativa.

1.        Como ter certeza de que um aluno com deficiência está apto a frequentar a escola?
Aos olhos da lei, essa questão não existe - todos têm esse direito. Só em alguns casos é necessária uma autorização dos profissionais de saúde que atendem essa criança. É dever do estado oferecer ainda uma pessoa para ajudar a cuidar desse aluno e todos os equipamentos específicos necessários. "Cabe ao gestor oferecer as condições adequadas conforme a realidade de sua escola", explica Daniela Alonso, psicopedagoga especializada em inclusão e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.

2. As turmas que têm alunos com deficiência devem ser menores?
Sim, pois grupos pequenos (com ou sem alunos de inclusão) favorecem a aprendizagem. Em classes numerosas, os professores encontram mais dificuldade para flexibilizar as atividades e perceber as necessidades e habilidades de cada um.

3. Quantos alunos com deficiência podem ser colocados na mesma sala?
Não há uma regra em relação a isso, mas em geral existem dois ou, em alguns casos, três por sala. Vale lembrar que a proporção de pessoas com deficiência é de 8 a 10% do total da população.

4. Para tornar a escola inclusiva, o que compete às diversas esferas de governo?
"O governo federal presta assistência técnica e financeira aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para o acesso dos alunos e a formação de professores", explica Claudia Pereira Dutra, secretária de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC). Os gestores estaduais e municipais organizam sistemas de ensino voltados à diversidade, firmam e fiscalizam parcerias com instituições especializadas e administram os recursos que vêm do governo federal.
Postado por Carla Cinara S. Luz 


Síndrome de Asperger

O que é a Síndrome de Asperger?

A Síndrome de Asperger é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), resultante de uma desordem genética, e que apresenta muitas semelhanças com relação ao autismo.
Ao contrário do que ocorre no autismo, contudo, crianças com Asperger 

Na infância, essas crianças apresentam déficits no desenvolvimento motor e podem ter dificuldades para segurar o lápis para escrever. Estruturam seu pensamento de forma bastante concreta e não conseguem interpretar metáforas e ironias - o que interfere no processo de comunicação. Além disso, não sabem como usar os movimentos corporais e os gestos na comunicação não verbal e se apegam a rituais, tendo dificuldades para realizar atividades que fogem à rotina.

Síndrome de Asperger é caracterizada por:

Criança estudando estrutura molecular: portadores de Asperger 
em geral têm interesses específicos e intensos.
·         Interesses específicos e restritos ou preocupações com um tema em detrimento de outras atividades;
·         Rituais ou comportamentos repetitivos;
·         Peculiaridades na fala e na linguagem;
·         Padrões de pensamento lógico/técnico extensivo.
·         Comportamento social e emocionalmente impróprio e problemas de interação interpessoal;
·         Problemas com comunicação (não há comprometimento da linguagem, estritamente falando);
·         Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados;
·         Frequentemente, por um Q.I. verbal significativamente mais elevado que o não verbal
·         Às vezes pessoas com SA podem ser consideradas rudes, frias nos seus comportamentos, mas na verdade é só seu modo de tentar reagir ou entender ações;
·         Nem sempre pessoas com SA são compreendidas; por isso, devem ser tratadas com mais calma em alguns aspectos.

       As características mais comuns e importantes da SA podem ser divididas em várias categorias amplas: as dificuldades sociais, permanentes, os interesses específicos e intensos, e peculiaridades na fala e na linguagem, uma proposta surgiu nos anos 1960 visando unificar as dificuldades sociais e peculiaridades na fala sob um único denominador chamado Cegueira Mental , decorrente dos estudos sobre Teoria da Mente.

     Outras características são comumente associadas com essa síndrome, mas nem sempre tomadas como necessárias ao diagnóstico. Esta seção reflete principalmente as visões de Attwood, Gillberg e Wing sobre as características mais importantes da SA; os critérios DSM-IV representam uma visão ligeiramente distinta. Diferentemente da maioria dos tipos de TDI, a SA é geralmente camuflada, e muitas pessoas com o transtorno convivem razoavelmente com os que não têm, tornando-se difícil para um leigo detectar. Os efeitos da SA dependem de como o indivíduo afetado responde à própria síndrome.

No texto Asperger's Syndrome, Intervening in Schools, Clinics, and Communities, Tony Attwood categoriza as várias maneiras que a carência de "teoria da mente" ou abstração podem afetar negativamente as interações sociais dos Aspergers:25
1.    Dificuldade em compreender as mensagens transmitidas por meio da linguagem corporal - pessoas com SA geralmente não olham nos olhos, e quando olham, não conseguem "ler" as intenções do outro.
2.   Interpretar as palavras sempre em sentido denotativo - indivíduos com SA têm dificuldade em identificar o uso de coloquialismos, ironia, gírias, sarcasmo e metáforas.
3.   Ser considerado grosso, rude e ofensivo - propensos a comportamento egocêntrico, Asperges não captam indiretas e sinais de alertas de que seu comportamento é inadequado à situação social.
4.   Aperceber-se de erros sociais - à medida que os Asperges amadurecem e se tornam cientes de sua "cegueira emocional", começam a temer cometer novos erros no comportamento social, e a autocrítica em relação a isso pode crescer a ponto de se tornar fobia.
5.   Desinteresse - desinteresse em ter de fazer coisas novas, ou passar por outras experiências.
6.   Exaustão - quando um indivíduo com Síndrome de Asperge começa a entender o processo de abstração, precisa treinar um esforço deliberado e continuado para processar informações de outra maneira. Isto muito frequentemente leva a exaustão mental.
7.   Dificuldades em relacionamentos - sente dificuldade em fazer amigos, conseguir parceiros para uma relação, podendo passar anos sem se relacionar com ninguém ou até mesmo nunca, demonstrando desinteresse sexual e afetivo por outrem.
8.   Comportamento variável - muitas vezes, um Aspergir pode se comportar ora como uma pessoa adulta, ora como uma criança, variando aleatoriamente.
9.   Paranoia - por causa da "cegueira emocional", pessoas com SA têm problemas para distinguir a diferença entre atitudes deliberadas ou casuais dos outros, o que, por sua vez, pode ser erroneamente interpretado pelos de fora como "paranoia".
10.Lidar com conflitos - ser incapaz de entender outros pontos de vista pode levar à inflexibilidade e a uma incapacidade de negociar soluções de conflitos. Uma vez que o conflito se resolva, o remorso pode não ser evidente.
11. Consciência de magoar os outros - uma falta de empatia em geral leva a comportamentos ofensivos ou insensíveis não intencionais.
12.Consolar os outros - como carecem de intuição sobre os sentimentos alheios, pessoas com Síndrome de Asperge têm pouca compreensão sobre como consolar alguém ou fazê-los se sentirem melhor.
13.Reconhecer sinais de enfado - a incapacidade de entender os interesses alheios pode levar Asperges a serem incompreensivos ou desatentos. Na mão inversa, pessoas com Síndrome de Asperger geralmente não percebem quando o interlocutor está entediado ou desinteressado.
14.Introspecção e autoconsciência - indivíduos com Síndrome de Asperger têm dificuldade de entender seus próprios sentimentos ou o seu impacto nos sentimentos alheios.
15.Vestimenta e higiene pessoal - pessoas com Síndrome de Asperger tendem a ser menos afetadas pela pressão dos semelhantes do que outras. Como resultado, geralmente fazem tudo da maneira que acham mais confortável, sem se importar com a opinião alheia. Isto é válido principalmente em relação à forma de se vestir e aos cuidados com a própria aparência.
16.Amor e rancor recíproco - como Asperges reagem mais pragmaticamente do que emocionalmente, suas expressões de afeto e rancor podem ser curtas e fracas.
17.Compreensão de embaraço e passo em falso - apesar do fato de pessoas com Síndrome de Asperge terem compreensão intelectual de constrangimento e gafes, são incapazes de aplicar estes conceitos no nível emocional.
18.Lidar com críticas - pessoas com Síndrome de Asperge sentem-se forçosamente compelidas a corrigir erros, ou aquilo que pensam estar errado, mesmo que não conheçam bem o assunto que corrigem. Por isso, podem parecer ofensivos, quando os erros ou supostos erros são cometidos por pessoas em posição de autoridade, como um professor ou um chefe.
19.Velocidade e qualidade do processamento das relações sociais - como respondem às interações sociais com a razão, e não intuição, Asperges tendem a processar informações de relacionamentos muito mais lentamente do que o normal, levando a pausas ou demoras desproporcionais e incômodas.

Uma pessoa com Síndrome de Asperger pode ter problemas em compreender as emoções alheias: as mensagens passadas pela expressão facial, olhares e gestual têm um impacto baixo, mas não nulo (como no caso oposto, dos psicopatas). Eles também podem ter dificuldades em demonstrar empatia. Assim, Asperges podem parecer egoístas, egocêntricos ou insensíveis, quando na realidade não o são. Na maioria dos casos, estas percepções são injustas porque os portadores da Síndrome são neurologicamente incapazes de entender os estados emocionais das pessoas à sua volta. Eles geralmente ficam chocados, irritados e magoados quando lhes dizem que suas ações são ofensivas ou impróprias. É evidente que pessoas com SA têm emoções. Mas a natureza concreta dos laços emocionais que venham a ter (ou seja, com objetos em vez de pessoas) pode parecer curiosa ou até ser uma causa de preocupação para quem não compartilha da mesma perspectiva.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paula Nadal (paula.nadal@fvc.org.br) - Nova Escola

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Eu que sempre procurei fazer o que é correto, o que certo, andar na linha, ser certinha... nessas férias vou ME PERMITIR errar um pouquinho, falar palavrão, gritar de montão, comer com a mão, fazer o que der vontade sem preocupação, sem pensar no que os outros irão falar.


Da vida não quero muito. Quero apenas saber que tentei tudo que quis, tive tudo o que pude, amei tudo que valia e perdi apenas o que, no fundo, nunca foi meu!