A COORDENAÇÃO MOTORA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
A
coordenação motora é o que ajuda nosso corpo a se movimentar, se equilibrar e
pegar objetos. Podendo ser trabalhada com as crianças, adultos e também idosos.
De
maneira geral, podemos dividir a coordenação em dois tipos bem distintos, em
coordenação motora grossa e coordenação motora fina.
COORDENAÇÃO
MOTORA GROSSA OU AMPLA
Quando
corremos, andamos e praticamos atividades físicas estamos utilizando a
coordenação motora grossa. A coordenação motora grossa também é conhecida como
coordenação motora ampla.
Na
Educação Infantil podemos realizar atividades recreativas, como pular corda,
correr, pular amarelinha e outras diversas brincadeiras ao ar livre e
atividades recreativas externas à sala de aula.
Para
a Coordenação Motora Grossa você não vai precisar de muitos materiais, bastando
um espaço livre, como o pátio ou a quadra da escola. Você pode usar cordas,
bexigas, bolas, bambolês e outros objetos para estimular a movimentação das
crianças.
COORDENAÇÃO
MOTORA FINA
A
coordenação motora fina são utilizados os músculos menores, como os da mão e
dos pés. Durante os primeiros anos da criança na escola, somos responsáveis por
ensinar e estimular a coordenação motora fina em diversas atividades, como
colagens, desenhos, pintura e também a escrita.
As
atividades podem ser trabalhadas à partir do Maternal e Ensino Infantil 1 e 2,
e devem ser aplicadas seguindo etapas, de atividades mais fáceis para mais
difíceis, observando a evolução da criança a cada uma delas.
No
começo, você vai precisar dedicar mais tempo e muitas vezes até segurar as suas
mãos para mostrar como se faz. O ideal é que a atividade seja realizada sem
ajuda à criança, inclusive passando essa orientação aos pais nas tarefas de
casa. Notar alguma dificuldade na coordenação nos anos iniciais é fundamental
para que ela seja orientada e encaminhada para especialistas, se necessário.
Um
dos modelos de atividades mais utilizados são os pontilhados, que podem ser
feitos de diversas formas, usando tinta, giz de cera, lápis, barbante e lã ou
colagem de papéis. Lembrando novamente que devemos ir de atividades mais fáceis
para mais complicadas, então para uma criança passar cola em um papel pode ser
complicado em um primeiro momento.
Não
devemos esquecer que boa parte das atividades para estimular a coordenação
motora fina tem como finalidade treinar a criança para que nos anos seguintes
ela comece a escrever. Então saber segurar corretamente um lápis ou giz de cera
ajudará e muito no processo de alfabetização infantil.
Na
internet, com um pouquinho de pesquisa e boa vontade, você vai encontrar uma
tonelada de materiais para usar em suas aulas.
·
Painel Sensorial
·
Atividades de Colagem
·
Atividades com Barbante e Lã
·
Carimbos Fáceis de Fazer
·
Atividades com Plástico Bolha
·
Bandeja de Areia
·
Pintura com as Mãos
Conclusão
Como
você pode ver, as atividades para coordenação motora são mais fáceis e simples
de fazer do que você imagina. Então que tal começar a colocar essas e outras
atividades em prática?