1ª Reunião de pais e mestres
Educação Infantil e Ens. Fund. I
Cinem - 2013
Reunião de Pais
2013
A
equipe Cinem tem o imenso prazer em colaborar com a formação de seus filhos. Família
e Escola devem partilhar a responsabilidade de um único projeto, e uma vez que
atuam com papéis complementares, devem estar juntas, em parceria.
Equipe
Cinem:
· Diretora
Pedagógica
· Diretora
Financeira
· Coordenadora
Pedagógica
· Educadores
· Monitores
· Secretária
· Auxiliares
de sala
· Auxiliar
de conservação.
Horários
:
Matutino: Entrada: 7h20 min.
Saída: 11h30 min.
Os portões serão abertos às 6h40min e fechados
às 7h30min;
As professoras estarão em sala às 7h10min
Vespertino: Entrada: 13:30h Saída: 17:30h
Os portões serão fechados às 13h45min;
As professoras estarão em sala às 13h30min;O horário limite para a criança permanecer na escola é até às 18h00min.
Somente os alunos do período integral permanecerão até às 19h.
Agenda
· O
uso da agenda é de fundamental importância, pois funciona como canal de
comunicação entre família/ escola e deve ser verificada todos os dias e assinada
pelos educadores e pais. Pedimos a atenção das famílias quanto a observação dos
informativos e acompanhamento das atividades propostas;
· Favor
informar à secretaria da Escola sempre que a criança necessitar faltar a aula;
· Autorizar
por escrito na agenda ou por telefone outras pessoas que não sejam o pai ou mãe
buscar seu (sua) filho (a) na escola.
Uniforme
· O
uso do uniforme é condição exigida para que a criança frequente a escola. Além
de contribuir para sua identificação.
· Para
as aulas de Educação Física sugerimos o uso do tênis.
· Enviar
para o grupo de 2 e 3 anos uma troca de roupa para ser usada em caso de
imprevistos.
Orientações
Gerais
Projeto
mala de leitura –
todas as sextas-feiras seguirá
um livro para ser lido junto com a família e devolvido na segunda-feira.
Enviar
brinquedos para a escola somente às sextas-feiras.
Avaliação
· A
avaliação na educação infantil ocorre de forma contínua e qualitativa por meio
da observação e registro bimestral dos aspectos relacionados ao desenvolvimento
físico, psicomotor, afetivo, cognitivo e social.
· Os
relatórios são disponibilizados às famílias para leitura nas reuniões de pais,
conforme calendário escolar.
Tarefa
de Casa:
Os pais devem ou
não ajudar seus filhos na lição de casa?
· A
lição de casa possibilita à família compartilhar parte dos conhecimentos que
seus filhos constroem ao longo dos trabalhos.
· Demonstrar
interesse na vida escolar da criança marca, na formação do estudante, a
importância que a família atribui aos estudos.
· Os
pais devem acompanhar as atividades de casa diariamente, incentivando sempre e
permitindo à criança a construção da autonomia;
· Dispor
de um local bem arejado, ventilado e iluminado.
· Utilizar
mesa e cadeira compatíveis com a altura da criança: os pés devem alcançar o
chão ou dispor de um apoio para descansá-los.
· Propiciar
um ambiente reservado: silencioso, tv e som desligados, sem movimentação e
conversas de pessoas por perto, para não distrair a atenção da criança.
· Criar
um horário fixo para a realização da lição (organização do tempo, incorporado à
rotina), se possível, respeitando o “relógio biológico” da criança, ou seja, hora
em que está mais disposta mentalmente para render mais.
· Manter
organizado todo o material necessário e próximo à criança, evitando perda de
tempo e de concentração para encontrá-lo.
· Orientar
o seu filho para a boa convivência social dentro e fora da escola, respeitando
os colegas e professores, favorecendo o bom andamento das atividades escolares
e contribuindo com a formação de sua cidadania;
· Participar
das reuniões e eventos sempre que possível.
“Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos.”
(Lao
Tzu)
Finalizar
esse primeiro momento com vídeo das crianças
2º
momento:
Os
pais e/ou responsáveis seguirão para a(s) sala(s) de aula do(s) seus
respectivos filhos(as) para conversar e receber relatório e/ou boletim.