Você é peça fundamental nessa mudança: se
conscientize e pratique o bem consigo mesmo, com o próximo e com o meio
ambiente. Transforme, mude, recicle e salve o planeta, de pequenininho é que se
aprende.
Projeto: Meio Ambiente
Público alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Duração: 27 de maio a 06 de junho.
Justificativa:
Nos tempos atuais é imprescindível
que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças
conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos
nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável.
Objetivos:
Geral:
Sensibilizar os alunos sobre a
importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que
causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas extinção de
animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza.
Específicos:
Levar a
Criança a:
·
Valorizar o meio ambiente;
·
Identificar-se como parte integrante do meio ambiente;
·
Se Reconhecer como agente de promoção do desenvolvimento sustentável;
• Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
• Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
• Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
• Desenvolver a percepção visual e de audição;
• Aprender e apreciar a musicalidade;
• Trabalhar e desenvolver o fazer artístico.
• Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
• Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
• Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
• Desenvolver a percepção visual e de audição;
• Aprender e apreciar a musicalidade;
• Trabalhar e desenvolver o fazer artístico.
·
Incentivar o cuidado ao
ambiente em que vivemos;
·
Explorar a imaginação e a
criatividade;
·
Proporcionar novas vivências
e a construção de novos conhecimentos.
Conteúdo:
• Meio Ambiente;
• Planta e suas partes;
• Animais;
• Meio Ambiente;
• Planta e suas partes;
• Animais;
• Seres vivos e não vivos;
• Linguagem oral;
• Organização na escrita do nome;
• Coordenação motora ampla e fina;
• Discriminação auditiva e visual;
• Sequência numérica;
• Número e quantidade;
• Classificação e ordenação;
• Música e ritmo;
• Linguagem oral;
• Organização na escrita do nome;
• Coordenação motora ampla e fina;
• Discriminação auditiva e visual;
• Sequência numérica;
• Número e quantidade;
• Classificação e ordenação;
• Música e ritmo;
Metodologia:
• Conversa informal sobre meio ambiente, vegetação-plantas, tipos de animais, poluição ambiental, coleta de lixo, reciclagem;
• Passeio pela escola;
• Recortes, colagem, pintura, dobradura;
• Fichas ilustradas;
• Confecção de um livrinho – “coleta seletiva de lixo”;
• Cartaz da fotossíntese;
• Músicas relacionadas ao tema: músicas que falam de animais;
• Historinhas relacionadas ao tema: “A floresta zangada”, “A árvore triste”, “O sapo e a flor”, “Os animais do mundinho”;
Culminância:
·
Produção e
exposição das atividades realizadas no mural.( todas as turmas);
·
Confecção de
jogos como : boliche, damas, etc
·
Confecção de
lixeiras para coleta seletiva de lixo ;
·
Confecção de
um livro a cerca do meio ambiente ;