Oração - Pai Nosso

Pai Nosso, que estais no Céu. Santificado seja o Vosso Nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa Vontade, Assim na Terra como no Céu. O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém

Notícias

quinta-feira, 30 de maio de 2013

05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE



Você é peça fundamental nessa mudança: se conscientize e pratique o bem consigo mesmo, com o próximo e com o meio ambiente. Transforme, mude, recicle e salve o planeta, de pequenininho é que se aprende.


Projeto: Meio Ambiente

Público alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Duração: 27 de maio a 06 de junho.

Justificativa: 

         Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável.

Objetivos:

Geral:

Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza.

Específicos:

Levar a Criança a:
·            Valorizar o meio ambiente;
·            Identificar-se como parte integrante do meio ambiente;
·            Se Reconhecer como agente de promoção do desenvolvimento sustentável;
•      Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
•     Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
•     Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
•     Desenvolver a linguagem oral;
•     Trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
•     Desenvolver a percepção visual e de audição;
•    Aprender e apreciar a musicalidade;
•    Trabalhar e desenvolver o fazer artístico.
·            Incentivar o cuidado ao ambiente em que vivemos;
·            Explorar a imaginação e a criatividade;
·            Proporcionar novas vivências e a construção de novos conhecimentos.

Conteúdo:
• Meio Ambiente;
• Planta e suas partes;
• Animais;
• Seres vivos e não vivos; 
• Linguagem oral;
• Organização na escrita do nome;
• Coordenação motora ampla e fina;
• Discriminação auditiva e visual;
• Sequência numérica;
• Número e quantidade;
• Classificação e ordenação;
• Música e ritmo;

Metodologia:

• Conversa informal sobre meio ambiente, vegetação-plantas, tipos de animais, poluição ambiental, coleta de lixo, reciclagem;
• Passeio pela escola;
• Recortes, colagem, pintura, dobradura;
• Fichas ilustradas;
• Confecção de um  livrinho – “coleta seletiva de lixo”;
• Cartaz da fotossíntese; 
• Músicas relacionadas ao tema: músicas que falam de animais;
• Historinhas relacionadas ao tema: “A floresta zangada”, “A árvore triste”, “O sapo e a flor”, “Os animais do mundinho”;

 Culminância:

·         Produção e exposição das atividades realizadas no mural.( todas as turmas);
·         Confecção de jogos como : boliche, damas, etc
·         Confecção de lixeiras para coleta seletiva de lixo ;
·         Confecção de um livro a cerca do meio ambiente ;