A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rotina - a estrutura básica, da espinha dorsal das atividades do dia. A rotina diária é o
desenvolvimento prático do planejamento. É também a sequencia de diferentes
atividades que acontecem no dia-a-dia da creche e é esta sequencia que vai
possibilitar que a criança se oriente na relação tempo-espaço e se desenvolva.
Uma rotina adequada é um instrumento construtivo para a criança, pois permite
que ela estruture sua independência e autonomia, além de estimular a sua
socialização.
Maria Carmen
Barbosa e Maria da Graça Horn, afirma em Organização do Espaço e do Tempo na
Escola Infantil.“O cotidiano de
uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados que certamente não se
organizarão da mesma forma para crianças maiores e menores. Diversos tipos de
atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos: o horário da
chegada, a alimentação, a higiene, o repouso, as brincadeiras – os jogos
diversificados – como o faz-de-conta, os jogos imitativos e motores, de
exploração de materiais gráficos e plásticos – os livros de histórias, as
atividades coordenadas pelo adulto e outras”.
Assim, para
organizar estas atividades no tempo, é fundamental levar em consideração três
diferentes necessidades das crianças: “as
necessidades biológicas, como as relacionadas ao repouso, à alimentação, à
higiene e à sua faixa etária; as necessidades psicológicas, que se referem às
diferenças individuais como, o tempo e o ritmo de cada um; as necessidades
sociais e históricas que dizem respeito à cultura e ao estilo de vida”.
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É interessante
aqui reforçar a idéia de que a rotina deve prever pouca espera das crianças,
principalmente durante os períodos de higiene e de alimentação. A espera pode
ser evitada se organizarmos a nossa sala de aula de maneira que a criança tenha
a possibilidade de realizar outras atividades, de forma mais autônoma, tendo
livre acesso a espaços e materiais, enquanto o professor está atendendo uma
única criança.
Atividades de
organização coletiva
Atividades de
cuidado pessoal
Não devemos
separar o “cuidar” do “educar”. Uma das preocupações básicas das atividades de
cuidado pessoal é com a saúde, entendendo a saúde como sendo o bem-estar
físico, psicológico e social da criança. A higiene, o sono e a alimentação são
algumas das principais condições para a sua vida, é necessária uma atenção
maior em relação à limpeza e aos hábitos adequados de higiene. Também a
alimentação é muito importante e não deve ser encarada com momento de
dificuldade e de tensão. É importante observarmos alguns detalhes, tais como: o
uso do guardanapo, a utilização correta dos talheres, e a ingestão de líquidos
no momento adequado.
É possível
organizar na creche brincadeiras e músicas que envolvam questões de higiene e
alimentação. O sono é outro fator relevante para a saúde da criança, o ideal é
que sejam ofertadas outras opções de atividades para as crianças que não querem
ou não conseguem dormir. O problema da exigência dos momentos de sono da
criança é o resultado da falta de pessoal. Mas isso não é correto? Importante:
as crianças nunca devem dormir sem a presença de um adulto para atender a
qualquer eventualidade, como passar mal, acordar aos sustos, por exemplo. Além
disso, o horário é de descanso das crianças e não do profissional, que neste
momento está trabalhando!
O momento do
banho é especial para a criança na creche. No berçário, devemos cuidar da
temperatura da água, arrumar as roupas antecipadamente e escolher os brinquedos
para entreter a criança antes, durante e após o banho. No maternal pode-se dar
banhos de mangueira nas crianças, ou mesmo instalar chuveiros externos quando
as condições climáticas assim permitirem.
Atividades
dirigidas
Na creche, as
atividades dirigidas são aquelas que o professor realiza com uma ou poucas
crianças, procurando chamar a atenção pra algum elemento novo do ambiente, como
uma figura, uma brincadeira com som etc. No momento em que as crianças aprendem
a andar é relevante realizar passeios pela creche. O adulto deve coordenar
inúmeras atividades com as crianças, a partir de certa idade, tais como: contar
histórias, fazer teatro com fantoches, ensinar músicas e brincadeiras de roda,
brincar de esconde-esconde. O interessante é propor atividades à criança e
deixá-la segura para escolher a forma de participar. Isso significa respeitar
seu ritmo, confiar na criança, na sua capacidade de ação e na liberdade que tem
para expressar seus sentimentos.
Atividades
livres (isto é, menos dirigidas pelo professor)
Estas
atividades devem fazer parte d programação diária de todos os grupos de
crianças, desde o berçário até a turma dos maiores. Cabe a este organizar
espaços e momentos para que as crianças livremente explorem o ambiente e
escolham suas atividades específicas, mas é sempre interessante que o professor
intervenha na coordenação das brincadeiras quando assim for necessário e
integre-se como participante.
Publicado por: Renata Gonçalves -
Brasil Escola