Sugestão de trabalho...eu amo trabalhar com projetos, rotinas, diversificar, dialogar com os alunos para conhecê-los melhor e poder redirecionar a minha prática pedagógica.Experimente essa ideia!
Para nortear o seu trabalho é
importante a elaboração de uma rotina semanal contemplando as modalidades
organizativas:
ROTINA
Para organizar o seu trabalho,
disponha em uma rotina semanal, o que você deseja trabalhar em cada dia, não
necessariamente explicando o passo a passo, mas colocando o nome da atividade e
a que modalidade pertence, assim conseguirá visualizar se está contemplando de
maneira organizada as modalidades organizativas.
Atividades permanentes:
São aquelas que são feitas com
regularidade, podendo ser diárias, semanais, quinzenais, etc. Seu objetivo é
criar uma familiaridade da criança com um conhecimento mais específico, como
gêneros textuais, um tema ou conteúdo mais específico.
Exemplos:
-Leitura diária, a cada dia um
gênero;
-Artes
-Raciocínio Lógico
-Alfabetização
-Cantinhos
-Maleta de leitura
-Sequência Didática
-Tarefa de casa
Diferente de sequência de
atividades, uma sequência didática contempla um trabalho organizado em
sequência com grau de dificuldade crescente de aprendizagem, visando um
conhecimento mais específico. A sequência didática não tem produto final, pois
seu objetivo é o primordial. A duração da sequência é variável, podendo ser
desde poucas aulas a um bimestre ou mais.
Exemplos:
-Pontuação
-Calendário
-Situações problemas de
multiplicação
-Dificuldades ortográficas
Projetos
Um projeto é o desenvolvimento de
um trabalho que articula um ou mais conhecimentos e conteúdos, podendo ser
interdisciplinar. Não necessariamente o projeto deve ter um produto final, pois
os objetivos podem ser seu principal foco.
Exemplos:
-Água
- Folclore
-Trânsito
-Meio ambiente
-Identidade
Atividades Independentes, ou
Situações Independentes
Essas atividades podem ser:
De sistematização:
Como o nome supõe as atividades
independentes de sistematização, veem para sistematizar algum conhecimento
específico necessário, que você percebeu que não foi atingido dentro de um
projeto, sequência didática ou atividade permanente, e que então precisará ser
retomado em um momento específico.
Ocasionais:
São as que surgem no decorrer do
processo de ensino aprendizagem como uma situação emergente que está na mídia,
uma notícia, algo que pode ser também trazido ou sugerido pelos alunos, ou
ainda algo que julgue ser pertinente naquele momento.