Uma ótima dica para trabalhar a alfabetização de seus alunos.
Conheça o método fônico.
O que é o método fônico?
É um método de alfabetização que primeiro ensina os sons de cada letra e então constrói a mistura destes sons em conjunto para alcançar a pronúncia completa da palavra. Permitindo dessa forma que se consiga ler toda e qualquer palavra.
O surgimento dessa modalidade de alfabetização se
deu como mais uma crítica ao método alfabético ou de soletração, majoritário
até a década de 80. Mas, como funciona, exatamente, o método fônico?
A proposta do método fônico é ensinar os sons das
letras e fonemas antes de, simplesmente, entregar o livro para uma criança ler.
Quando alguns deles forem apreendidos, o próximo passo é combiná-los de forma a
construir uma palavra.
Os
principais objetivos do método fônico de alfabetização são:
- mostrar à criança que cada palavra tem som um
som diferente
- relacionar as letras que representam
determinados fonemas
- quando é preciso mudar uma ou mais letras para
formar uma palavra diferente
- identificar os sons que cada letra representa
e juntá-los para conseguir ler
Em suma, o método fônico é qualquer
sistema de alfabetização que relacione fonemas e grafemas. Há diversas maneiras
de aplicá-lo e as mais eficazes beneficiam todos os tipos de alunos, em
especial quando aplicados de forma sistemática, e não casualmente.
Sua aplicação em sala de aula deve ter como
suportes materiais didáticos diferenciados, como alfabetos móveis, letras,
textos desenvolvidos por critérios semânticos, fichas e listas de palavras.
Passo a passo do método fônico de alfabetização
O primeiro passo do método fônico de alfabetização
é o ensino das letras através de seus sons. O mais indicado é começar por
histórias criadas para ajudar a criança a identificar a relação existente entre
grafia e fonema, letra e som.
Funciona assim: o alfabetizador mostra uma
letra e como é o seu som. Depois, cita exemplos de coisas conhecidas da criança
cujo nome inicia, justamente, com aquela letrinha com a qual está trabalhando.
Para efetivar o aprendizado, é interessante pedir
que a criança repita aquele som, principalmente após o alfabetizador escrever
aquela letra na lousa. O passo seguinte é a combinação dos sons, o que pode ser
iniciado antes mesmo de dominar todo o alfabeto.
Quando o alfabetizador perceber que a criança
aprendeu boa parte dos fonemas, a sugestão é usar um alfabeto móvel, ou letras
soltas, pedindo que o aluno forme palavras. Depois, ele deve ser incentivado a
pronunciar o som de cada letra, uma por uma.
Em seguida, a criança combina os sons que
pronunciou de forma a gerar a pronúncia completa daquela palavra. O ideal é usar,
no início, palavra simples com, no máximo, duas sílabas, até sentir a segurança
de aplicar palavras maiores.
Com a evolução do aluno, o alfabetizador insere
vocábulos mais complexos, com dígrafos, diferenças entre z e s,
entre outras particularidades da nossa língua. É importante revisar as
combinações já aprendidas, ampliando a capacidade leitora do aluno de forma
gradativa.
Quanto tempo leva o método fônico de alfabetização?
Assim como qualquer processo de alfabetização, o
método fônico não consiste em mostrar sons e imagens para a criança. É preciso
que o alfabetizador tenha em mente de tratar-se de um processo complexo
composto pela superação de desafios.
Existem três deles, inclusive, que a criança
precisa superar para aprender a ler. São eles a descoberta do princípio
alfabético, ou seja, descobrir como são formadas as palavras; aprender a
codificar, a relação para extrair os sons; e, aprender o princípio ortográfico.
O último consta de perceber quais são as regras que
regem a grafia das palavras. O conjunto de desafios que acabamos de citar
constitui o desenvolvimento da consciência fonêmica, quando a criança
identifica os sons formadores de uma palavra.
E por que é importante estimular esse
desenvolvimento? Porque, sem ele, o aluno pensa que as palavras são desenhos e,
em vez de aprendê-las, vai apenas decorá-las, limitando o seu próprio
vocabulário.
Usando os procedimentos e programas de forma
correta, o alfabetizador perceberá que a criança constrói seu próprio
vocabulário e pronúncia. Algumas combinações, incluindo as mais complexas,
podem ser ensinadas em poucos meses.
A média é que uma criança alfabetizada pelo método
fônico tenha resultados completos entre quatro a seis meses. A partir daí, é
possível pedir que ela leia textos um pouco mais complexos e variados,
inclusive de forma independente.
Sugestões de exercícios
Trouxemos duas sugestões de
exercício iniciais expostos pelo Instituto AlfaeBeto.
Decompondo palavras:
O adulto convida a criança para uma
brincadeira. Ele pode iniciar dizendo ”vou
falar uma palavra em duas partes, e você vai descobrir que palavra estou querendo
dizer”. O adulto lê cada palavra pronunciando cada parte com clareza,
fazendo pausa entre as duas partes.
Por exemplo: PAPA_gAiO = PAPAgAiO.
Outro exemplo: teLe_visãO = teLevisãO.
Em seguida, deve convidar a criança
a descobrir as próximas palavras. Uma pode falar uma parte e outra a segunda
parte, ou o adulto pode utilizar um boneco para ser o “parceiro” na
brincadeira. O objetivo é fazer com que a criança descubra qual palavra está
escrita nos seguintes exemplos: elefante, passarinho, marinheiro, bicicleta,
corda, quadro, fogueira
Os sons dos nossos nomes
O adulto explica à criança que os
nomes têm pedaços menores e pode dizer: “agora
você vai aprender a bater palmas para separar as várias partes ou pedaços dos
nomes de seus colegas”.
Por exemplo: o nome Ernesto
(escolha um nome de um amiguinho ou parente). Fazemos assim: er (palma)
nes (palma) to (palma)”.
Em seguida, convida a criança o
mesmo com o próprio nome. Depois, repetir com mais nomes de colegas de classe
ou parentes. O objetivo é mostrar que alguns nomes têm números diferentes de
palmas. Após mostrar essa diferença, ele deve fazer isso em ordem:
- nomes com duas sílabas (Al-fa; Be-to; Ma-ra;
Ti-to; etc.)
- nomes com três sílabas (Ma-ri-a; Fer-nan-do;
Ro-ber-to)
- nomes com mais de quatro sílabas: (Da-go-ber-to;
Fe-lis-ber-to; Ca-ta-ri-na; etc.)
A criança deve compreender que uma
palavra tem um som que é só dela, mas dentro dela há vários outros sons.
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