Oração - Pai Nosso

Pai Nosso, que estais no Céu. Santificado seja o Vosso Nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa Vontade, Assim na Terra como no Céu. O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém

Notícias

domingo, 22 de setembro de 2013

Culinária Cubana

A culinária típica cubana é resultado da interação de influências espanholas, africanas e asiáticas. Os espanhóis levaram a ilha os vegetais, arroz, laranjas, limões e gado. Os africanos incorporaram alimentos como o ñame (um tipo de tubérculo), que foi adicionado a pratos da ilha como o iúca, sopa de hibisco, batata doce e milho. Todos esses ingredientes foram misturados com o passar do tempo e é o que forma hoje a cozinha cubana. Atualmente, os produtos básicos na elaboração dos pratos típicos são arroz, feijão, iúca, milho, banana e carne de porco, assim como uma enorme variedade de frutas tropicais.
O prato típico de Cuba é o ajiaco, uma sopa de carne e vianda. A carne de bezerro e de porco são as de maior demanda. É comum cozinhar o porco no espeto, assar na fornalha, após tirar intestino e pelos. Também se consome muito peixe, principalmente nas cidades. O mais apreciado é o pargo, no entanto, consome-se também uma grande quantidade de camarões, lagostas e outros mariscos. A cozinha cubana tem muitos pratos creóle, como o arroz com frango e os romeritos, preparados com farinha branca e levedo.
Na rica e variada cozinha afro-cubana, os pratos mantiveram os nomes africanos. O mais tradicional é o congri. Esse prato tem duas variedades: arroz com feijão vermelho, chamado Congo, ou com feijão preto, conhecido como “Mouros e Cristãos". Outra especialidade gastronômica é a zambrilla, com fatias de banana fritas e amassadas; porco crepitado e carne moída conhecida como picadillo habanero.
Entre as sobremesas a melhor é a guenguel, um doce feito com grãos de milho, açúcar e canela, e entre as bebidas, a champola, com gunábana, cana de açúcar e leite. O suco da cana e o melado servem para preparar bebidas doces. Entre os alcoólicos, os melhores são o rum e a cerveja, no entanto a estrela absoluta dos bares é o daiquiri, um bebida feita com rum branco e seco, suco de limão, açúcar a gelo picado, e tornou-se famosa pela fascinação que o escritor americano Ernest Hemingway sentia por ela.

Veja alguns pratos típicos:
 Arroz
Desde os tempos de colônia até à República, o arroz estava presente na alimentação do habitantes. Hoje em dia, assim como no Brasil, ele é consumido praticamente todos os dias. Através do tempo, ele foi se transformando até ganhar a identidade nacional com algumas variações, como arroz com frango, arroz com carne (de porco), arroz com peixe e frutos do mar (ou paella), arroz congri e mouros e cristãos.
O congrís trata-se de arroz com feijão vermelho, cozidos na mesma panela. Mouros e cristãos faz referência ao período de dominação árabe que ocorreu na Espanha, fazendo alusão a cor da pele (mouros: árabes e africanos; cristãos: brancos e loiros).
Picadinha à Cubana
É uma comida típica muito comum da gastronomia local. Numa panela é colocado azeite e fritado a cebola junto com o alho. Então é adicionado carne, pimentão, tomates azeitonas, uvas passas, oréganos, cominho, pimenta e sal. Então é cozido e adicionado vinho, e quando o pimentão amolece, o prato está pronto. A aparência do prato já mostra o quão apetitoso ele é.
Ajiaco
É uma sopa de batata que está presente em vários países da América Latina. É adicionado pedaços de frango, pedaços grandes de espiga de milho (ou ela inteira), três tipos ou mais de batatas nativas, e guasca, uma erva muito comum, que dá o sabor diferente ao Ajiaco. A sopa é servida com creme de leite, alcaparras e abacates. É tudo misturado antes de comer. O prato é muito rico em nutricionais, e é considerado uma refeição completa.
 Chicharrones
No Brasil é conhecido como torresmo. São obtidas com a carne de porco frita com a pele e cortada em cubos. Esse prato é normalmente servido como acompanhamento. É comum consumir o Chicharrones com arroz congrí, ou cozido junto com o arroz, também com banana frita, carne, mandioca, entre outros alimentos. É dos alimentos-base da gastronomia cubana.